1ª Edição


O Literar, grupo de estudos em Direito e Literatura, coordenado pela professora Luana R. Heinen, se propõe a resgatar as discussões acerca do assunto no curso de Direito da UFSC. Ele já foi estudado e aprofundado por professores como Luiz Carlos Cancellier de Olivo (in memoriam).

Ademais, somos um grupo em construção! Por isso, convidamos todos a participar do desenvolvimento do projeto. Com esse propósito, as reuniões realizadas no semestre 2019.2 têm o intuito de introduzir o tema e também contribuir para a análise da conjuntura pela qual estamos passando na Universidade. Sendo assim, em nossas reuniões buscaremos entender quais são as temáticas estudadas pelo Direito e Literatura e suas principais correntes e abordagens. Além disso, realizaremos uma reunião de discussão acerca do tema: Direito de Greve X Opinião Pública: uma análise a partir do Direito e Literatura.

Para além disso, com o término de nossas reuniões, serão convidados e muito bem vindos os interessados em compor a equipe para estruturação e consolidação do projeto nos próximos semestres!

 

CRONOGRAMA 

Dia 10 de outubro: Introdução ao Estudo do Direito e Literatura.

Dia 17 de outubro: Resenha e Contextos Históricos

Dia 24 de outubro: Pesquisa e Debate

Dia 31 de outubro: Direito de Greve X Opinião Pública: uma Análise do Direito e Literatura

 

BIBLIOGRAFIA

ESOPO. O velho, o rapaz e o burro. In: Fábulas de Esopo. Tradução e adaptação de Carlos Pinheiro. 1ª Edição. 2012.

SARAMAGO. As Intermitências da Morte. São Paulo Companhia das Letras. 2005.

SCHWARTZ, Germano; MACEDO, Elaine Harzheim. Pode o Direito ser Arte? Respostas a Partir do Direito & Literatura. In: XVII Encontro Preparatório para o Congresso Nacional do CONPEDI, 2008, Salvador. Anais do Conpedi. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2008. p. 1013-1031. Disponível em: http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/anais/ salvador/germano_schwartz.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.

TRINDADE, A. K.; BERNSTS, L. G. O estudo do ‘direito e literatura’ no Brasil: surgimento, evolução e expansão. ANAMORPHOSIS – REVISTA INTERNACIONAL DE DIREITO E LITERATURA, v. 3, p. 225-257, 2017. Disponível em: http://seer.rdl.org.br/index. php/anamps/article/view/326/pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.