Literar | 5ª Edição

22/06/2021 06:08

Com alegria divulgamos o cronograma para o semestre 2021.1, no qual realizaremos dois projetos diferentes em paralelo, ou seja, grupos de estudos distintos com reuniões separadas:

Metodologia em Direito e Literatura

No semestre 2021.1, realizaremos dois projetos diferentes em paralelo, ou seja, grupos de estudos distintos com reuniões separadas, e um deles é sobre a Metodologia do Direito e Literatura.

Os encontros de metodologia tem o como objetivo aprofundar nossos conhecimentos no campo do Direito e Literatura a partir do estudos de seus precursores e de pesquisadores que contribuíram para sua evolução, bem como das tentativas de sistematização e sua institucionalização. Assim, buscaremos construir em conjunto uma visão metodológica própria para aplicação em pesquisas no campo.

Onde: Plataforma google-meet (link a ser enviado aos participantes).

Quando: nas quintas-feiras dos dias 17/06, 15/07 e 12/08 das 17h até aproximadamente 18h30 (encontros mensais).

1º Encontro: Distopia, utopia e direito [17/06]

Leituras Obrigatórias:

COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda. Direito, Literatura E Narrativas Distópicas. p. 45-50. In: MOREIRA, N. C.; PAULA, R. F. (Org.) . Direito e Literatura Distópica. 1. ed. São Paulo: Tirant Lo Blanch, 2020. v. 1. 202p.

FUNCK, S. B.. Feminismo e Utopia. Revista Estudos Feministas, Rio de Janeiro, RJ, v. 1, n.1, p. 33-48, 1993.

2º Encontro: Feminismo e literatura [15/07]

Leituras Obrigatórias:

DUARTE, Constância L.. Feminismo e literatura no Brasil. Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 49, p. 151-172, 2003.
FIGUEIREDO, E.. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, 2020. Cap. 6.

Leitura Complementar:

FIGUEIREDO, E.. Por uma crítica feminista: leituras transversais de escritoras brasileiras. 1. ed. Porto Alegre: Zouk, 2020. Cap. 1,2,3,4.

SCHMIDT, R. T.. Refutações ao feminismo:(des)compassos da cultura letrada brasileira. Revista Estudos Feministas, v. 14, p. 765-799, 2006.

3º encontro: utopias e distopias feministas [ATENÇÃO! NOVA DATA: 19/08]

Leituras Obrigatórias:

SATTLER, Janyne; COSSIO, Maurício Rasia. Utopias feministas: imagens e linguagem contra a normatização da vida.

Neste último encontro teremos a presença dos autores do texto: Profa Janyne Sattler e Maurício Rasia Cossio.

Conheça o Projeto “Uma filósofa por mês” coordenado pela Profa. Janyne Sattler: https://www.instagram.com/umafilosofapormes/

Uma Filósofa por Mês

Acesse a bibliografia do Grupo de Metodologia clicando aqui!

Grupo de Leitura: “Terra das mulheres”, de Charlotte Perkins Gilman

A partir do ponto de vista que considera a leitura importante para a consolidação de uma democracia efetiva, tomaremos como base uma obra literária essenciais ao entendimento humanístico das questões jurídicas atuais, selecionada pela nossa organização, para suscitar reflexões sobre problemas centrais da contemporaneidade. Neste semestre trabalharemos com a obra “Terra das mulheres”, de Charlotte Perkins Gilman.

Em cada um de nossos encontros relatores serão responsáveis por apresentar brevemente o recorte da obra selecionado, da maneira como preferirem. A partir das relatorias, iniciamos a discussão sobre as reflexões suscitadas pela leitura da obra e pela relatoria.

A partir desta obra em que a utopia, sátira e crítica social andam lado a lado, debateremos conceitos modernos sobre riqueza, irmandade e religião. O grupo abordará nesta Edição o viés feminista, em que terá a temática “Narrativas Utópicas” a fim de analisar o papel do Direito nas Utopias, bem como para propor um debate aos rumos do feminismo e da masculinidade.

“Terra Das Mulheres” conta como seria uma sociedade unicamente composta por mulheres: livre da opressão do patriarcado, em que as mulheres não precisariam da figura de um homem. Por conseguinte, traz a luz da discussão como essa sociedade seria organizada e o que as mulheres fariam com a liberdade conquistada. Além disso, as rachaduras e os problemas insolúveis de terra das mulheres são um terreno fértil que nos permite sonhar com novas utopias.

Onde: Plataforma google-meet (link a ser enviado aos participantes).

Quando: nas quintas-feiras dos dias 01/06, 29/07, 26/08 e 09/09 das 17h até aproximadamente 18h30 (encontros mensais).

1ª Encontro – Introdução à Charlotte Perkins Gilman  [01/07]

Leitura Obrigatória:

RIBEIRO, A. C. R.; FERNANDES, Luísa B. ; OLIVEIRA, Silvia A. de. O papel das mulheres na utopia: Herland, de Charlotte Perkins Gilman, e El país de las mujeres, de Gioconda Belli. MORUS – Utopia e Renascimento, v. 12, p. 261-278, 2017.

MATIOLEVICTZ, Cassia Silva. Herland: utopia e feminismo em Charlotte Perkins Gilman. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade do Estado de Mato Grosso. Cap 1.

Leitura Complementar:

RICH, Charlotte. From Near-Dystopia to Utopia: A Source for Herland in Inez Haynes Gillmore’s Angel Island. In: DAVIES, Cynthia J.; KNIGHT, Denise D. (Ed.) Charlotte Perkins Gilman and her contemporaries : literary and intellectual contexts. The University of Alabama Press, 2004.

2º Encontro – Livro “Terra das Mulheres” [29/07]

Leitura Obrigatória:

GILMAN, Charlotte Perkins. Terra das Mulheres. Editora Rosa dos Tempos. Tradução: Flávia Yacubian. 3ª Edição, Rio de Janeiro, 2018. Cap. 1 – Cap. 6

3º Encontro – Livro “Terra das Mulheres” [26/08]

Leitura Obrigatória:

GILMAN, Charlotte Perkins. Terra das Mulheres. Editora Rosa dos Tempos. Tradução: Flávia Yacubian. 3ª Edição, Rio de Janeiro, 2018. Cap. 7 – Cap. 12

4º Encontro – Encerramento [09/09]

Leitura Obrigatória:

MATIOLEVITCZ, Cassia Silva . Herland: utopia e feminismo em Charlotte Perkins Gilman. 2018. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade do Estado de Mato Grosso.

Acesse a bibliografia do Grupo de Leitura clicando aqui!