2ª Edição

Governos e governantes têm construído a história a partir de ações tomadas para combater a Pandemia. O momento nos provoca, oferecendo-nos a oportunidade de discutirmos e refletirmos acerca de assuntos relevantes como o controle social, a vigilância e a manipulação de informações. Salientando a importância da leitura para consolidação de uma democracia efetiva, nesse ano utilizaremos de narrativas distópicas para suscitar reflexões sobre problemas centrais da atualidade.

A obra selecionada para esse primeiro semestre, a ser analisada será “1984”, de George Orwell. Sendo assim, o Literar – Grupo de Estudos em Direito e Literatura convida a todos (as) para participarem das reuniões que serão realizadas online!!

 

CRONOGRAMA 

Dia 23 de abril: Por que precisamos do Direito e da Literatura? Como as distopias podem ajudar a entender o momento em que estamos passando?

Dia 30 de abril: Contexto da obra e primeira parte do livro 1984.

Dia 07 de maio: Segunda parte do livro 1984.

Dia 14 de maio: Terceira parte do livro 1984 e fechamento.

 

BIBLIOGRAFIA

CUNHA, Ivan Ferreira da. Distopias: algumas reflexões filosóficas. In: RIPOLL, Leonardo; MARKENDORF, Márcio; SILVA, Renata Santos da. Cinema e distopia: exploração de conceitos e mundos paralelos. Florianópolis: Publicações/UFSC, 2020. (Prefácio). Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204968

ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das letras, 2009. 

ZANOTTO, Carolina. Nicole; TRINDADE, André Karam . Por que estudar Direito e Literatura?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).