Literar | 6ª Edição – Grupo de Metodologia
Grupo de Metodologia
O grupo metodologia do Literar convida a comunidade acadêmica para participar das atividades de sua 6ª edição, cuja temática será “Legal Storytelling“.
O storytelling é uma ferramenta utilizada amplamente em áreas como comunicação e marketing. Trata-se da arte de contar histórias, em que se busca uma conexão entre comunicador e público-alvo. Em outras palavras, é uma forma de comunicação em que o narrador expõe um fato, utilizando um enredo envolvente e, através dele, estabelece uma conexão com seu ouvinte, a qual lhe causa um efeito. O storytelling envolve a habilidade à ficcionalização de histórias através da escrita ou oratória criativa.
Já o Direito é uma ciência que pode ser traduzida, hoje, pela conjunção dos elementos fáticos, dos valores e das normas, multiplicados pela interpretação de todos esses fatores a partir de uma visão holística (disciplinar, interdisciplinar, multidisciplinar e transdisciplinar), sistemática e teleológica. Todo processo judicial pressupõe a apresentação de uma petição inicial, na qual a parte autora expõe os fatos que servem de embasamento para uma pretensão resistida pela parte contrária. No processo, não basta apenas o relato frio dos acontecimentos, mas o desenvolvimento de narrativas que permitam a perfeita subsunção dos fatos ao texto das normas, assim como a vinculação emocional e afetiva do intérprete, que precisa ser convencido e persuadido. O convencimento acontece por meio da descrição dos fatos e por intermédio da apresentação de suas provas. A persuasão, contudo, somente ocorre com a descrição emocional, artística (subjetiva) e vinculante da história dos fatos, que pode ser feita por meio das técnicas de storytelling.
Contaremos com encontros de discussão e com uma Oficina de Storytelling ministrada pela professora Profa. Lívia Sudare (UFBA).
Onde: Plataforma google-meet (link a ser enviado aos participantes).
Quando: reunião inicial será no dia 22/02 – Oficina com a Profa. Lívia Sudare (UFBA) e nas quintas-feiras seguintes, nos dias 10/03 e 24/03, sempre das 17h até, aproximadamente, 18h30min.
Link de inscrição: https://forms.gle/mw39bCbSTKzgD7xj6
Programação e bibliografia base:
22/02 – ADIADA PARA 03/03 (quinta-feira) – 17h Oficina com a Profa Lívia Sudare de Oliveira
Oficina sobre “storytelling” será conduzida pela Professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) @liviasudare Atriz, Dra. e Pesquisadora em Artes Cênicas, Professora, roteirista e advogada. Mais informações sobre a convidada: http://lattes.cnpq.br/5032876738236851
10/03 – Storytelling e Direito: o lugar do subalterno
MOREIRA, Adilson José. Hermenêutica Jurídica e Narrativas Pessoais (Cap.2). Interpretando o Direito como um subalterno (Cap. 3). In: Pensando Como um Negro: Ensaio de Hermenêutica Jurídica. São Paulo: Editora Contracorrente, 2019.
Complementar: MOREIRA, Adilson José. PENSANDO COMO UM NEGRO: ENSAIO DE HERMENÊUTICA JURÍDICA. Revista de Direito Brasileira, [S.l.], v. 18, n. 7, p. 393-420, dez. 2017. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/3182
24/03 – Legal Storytelling
LEVIT, Nancy. Legal Storytelling: The Theory and the Practice – Reflective Writing Across the Curriculum. Journal of the Legal Writing Institute, v. 15, p. 259-283, maio 2009. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1144797 Acesso em 28 jan. 2022.